sexta-feira, 20 de abril de 2012

Ensinando para transformar vidas



"Nossa tarefa não é causar uma boa impressão naqueles a quem ensinamos, mas provocar neles um impacto. Não é apenas convencê-los, mas levá-los a uma transformação de vida."

A frase acima resume bem o intuito do livro "Ensinando para transformar vidas", de Howard Hendricks. Esse é um daqueles livros que todo educador deveria ler não apenas uma vez, mas várias, especialmente nos momentos em que fazemos uma reflexão sobre nosso papel.

O autor apresenta as 7 Leis do Ensino eficiente:

1. A Lei do Professor:  "O professor deve conhecer muito bem o assunto que está ensinando. Um fraco domínio do conteúdo resulta num ensino deficiente." 

No ensino cristão, esse conhecimento de conteúdo é obtido tanto pelo hábito constante do estudo quanto numa rica experiência de vida.

2. A Lei do Ensino: "A verdadeira função do professor é criar condições para que o aluno aprenda sozinho. (...) Ensinar de fato não é passar conhecimento, mas estimular o aluno a buscá-lo. Poderíamos até dizer que ensina melhor quem menos ensina."
 
Para isso é necessário não apenas dominar a matéria, mas também conhecer muito bem os educandos.
 
3. A Lei da Atividade: "Não podemos transferir conhecimentos de nossa mente para a de outrem como se eles fossem constituídos de matéria sólida, pois os pensamentos não são objetos que podem ser tocados, manuseados... As idéias têm que ser pensadas na outra mente; as experiências, revividas pela outra pessoa."
 
Por isso, o educador deve envolver os alunos numa experiência altamente educativa. Lembre-se: "Ouço e esqueço; vejo e guardo na memória; faço e compreendo."

4. A Lei da Comunicação: "A tarefa do professor é despertar a mente do aluno, é estimular idéias, através do exemplo, da simpatia pessoal e de todos os meios que puder utilizar para isso, isto é, fornecendo-lhe lições objetivas para os sentidos e fatos para a inteligência... O maior dos mestres disse: 'A semente é a palavra.' O verdadeiro professor é o que revolve a terra e planta a semente."

Assim, é preciso construir pontes de ligação entre o comunicador e o receptor.
 
5. A Lei do Coração: "Como um professor pode deixar de manifestar uma atitude ardorosa e inspirativa se o assunto de que trata é tão impregnado de realidade?"

Nosso objetivo é atingir a personalidade como um todo - intelecto, sentimentos e vontade.
 
6. A Lei da Motivação: "A mente humana, até onde a conhecemos, é uma força que funciona ativada por motivações. Um relógio pode bater as horas junto a um ouvido; um objeto pode lançar sua imagem dentro de um campo visual. Mas a mente desatenta não ouvirá nem verá nada."

Daí surge a necessidade de descobrir e cultivar as motivações humanas intrínsecas.
 
7. A Lei da Preparação Prévia: "Há muitos professores que vão para a sala de aula totalmente despreparados ou preparados apenas em parte. São como mensageiros sem mensagem. Falta-lhes a energia e o entusiasmo necessários para produzirem os resultados que, centralizado em seu direito, devemos esperar de seu trabalho."
 
Por isso, educador e educando devem estar preparados para o processo ensino-aprendizagem.  
 
Quer aprofundar esses conceitos? Então, não deixe de ler "Ensinando para transformar vidas"!

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