segunda-feira, 30 de abril de 2012

O professor organizado: o plano de aula

Quando se fala em plano de aula, há professor que ainda se arrepia. Mas o que talvez ele não perceba é que o preparo e o uso de um bom plano de aula já seriam suficientes para revolucionar o ensino de milhares de professores. Vacilamos no ensino por não termos mapa. Erramos o alvo por não termos destino definido! O plano de aula simples, claro e bem elaborado, faz tudo isso e muito mais.

    O plano de aula traz muitas vantagens para o professor e os alunos:
  • Facilita o avanço da aula em direção ao alvo.
  • Proporciona economia e maior controle do tempo.
  • Lembra ao professor os elementos essenciais à aula (material, avisos, métodos).
  • Organiza o tempo do professor e a aula, evitando assim imprevistos, contratempos e detalhes esquecidos.
  • Incentiva o preparo prévio da aula.
  • Preserva o procedimento da aula num arquivo para uso futuro.
  • Facilita a avaliação e reformulação da aula.

Por isso, é importante reforçar: o plano de aula não é uma “camisa-de-força”, mas uma ferramenta para libertar nossa criatividade de modo organizado. O plano de aula existe para o professor e não o professor para o plano de aula!

Cada professor precisa de um plano. Mas o plano é servo do mestre e não o contrário. Por isso, é imprescindível que cada professor descubra como organizar e estruturar a aula conforme seu “gosto”, personalidade e habilidades.


1. Entendendo o plano de aula

Na página "Recursos", temos um modelo de plano de aula para você baixar. Observe-o com atenção, pois abaixo você encontrará a explicação de cada parte dele:
   
Objetivos
Os objetivos respondem à questão: “No final dessa aula o aluno deverá ser capaz de...”. Em geral, os objetivos envolvem aspectos cognitivos (o que o aluno deve saber), afetivos (o que deve sentir) e ativos (o que o aluno deve fazer). No entanto, nem sempre os três aspectos estarão presentes.
Na medida do possível, os objetivos devem ser: mensuráveis, breves, alcançáveis e práticos.

Material necessário
Aqui o professor deve anotar todo o material de apoio que precisará, para evitar o constrangimento de chegar ao ponto alto da aula e descobrir que deixou um recurso principal em casa.

Captação
O primeiro contato com o aluno não deve ser negligenciado! Por isso, a captação deve servir como um “gancho” que atrai a atenção do aluno para o tema da aula, levanta uma necessidade, desperta para uma realidade. Anote as idéias que surgirem: pode ser uma dinâmica breve, um vídeo, uma música ou outra atividade curta que chame a atenção para o tema da aula.

Explicação
É o corpo da lição, sua essência. Anote os métodos didáticos que pretende usar e quanto tempo cada método ou etapa da aula vai exigir.

Atividade dos alunos
O conteúdo teórico da lição pode ser enriquecido quando os alunos o praticam. Há vários tipos de atividades e o professor deve conhecer bem sua turma para planejar aquela que melhor se adaptará aos seus alunos.

Aplicação/desafio final
De que forma os conteúdos teóricos e as atividades desenvolvidas podem se aplicar à vida prática do meu aluno? A aplicação é o momento de refletir, discutir de que forma podemos transportar para a vida o aprendizado construído.

Avisos
Esse momento breve pode ser usado para criar uma expectativa quanto ao encontro seguinte ou avisar sobre eventos e atividades da igreja.

Avaliação/observações sobre a aula
Depois da aula o professor deve anotar suas próprias observações sobre o que funcionou ou não, como melhoraria a próxima aula, que recursos poderia utilizar em outras aulas.

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